Em matemática, no ramo de equações diferenciais, um problema de valor sobre o contorno é um sistema de equações diferenciais provido de um conjunto de restrições adicionais, as chamadas condições de contorno ou condições de fronteira.
Em matemática, a condição de contorno de Neumann (ou de segundo tipo) é um tipo de condição de contorno, nomeada devido a Carl Neumann. Quando aplicada a uma equação diferencial ordinária ou parcial, especifica os valores que a derivada de uma solução deve tomar no contorno do domínio.
Em matemática, um problema de valor inicial ou problema de condições iniciais ou problema de Cauchy é uma equação diferencial que é acompanhada do valor da função objetivo em um determinado ponto, chamado de valor inicial ou condição inicial.
A ordem de uma EDP é dada pela derivada parcial de maior ordem que ocorre na equação. Uma EDP é dita linear se é de primeiro grau em um e em todas as suas derivadas parciais que ocorrem na equação, caso contrário é dita não linear. Δu , Ordem 2, Linear ; e) Δu= f (x ), Ordem 2, Linear.
Diz-se que uma equação diferencial é linear quando satisfaz duas características:
A linha elástica é a configuração geométrica de deslocamento vertical dos pontos situados no eixo longitudinal de uma viga, e pode ser representada analiticamente por meio de uma função y=f(x).
Definição 1.10: Chamam-se condições iniciais as condições relativas à função incógnita e suas derivadas dadas para o mesmo valor da variável independente. Definição 1.11: Chamam-se condições de fronteira as condições relativas à função incógnita e suas derivadas dadas para valores distintos da variável independente.
Precisamos apenas de uma condição inicial para um problema de condução de calor, independentemente da dimensão, pois a equação de condução é de primeira ordem no tempo (envolve a primeira derivada de temperatura em relação ao tempo). Portanto, precisamos apenas de uma condição inicial para um problema bidimensional.
Equação Diferencial Ordinária (EDO): Envolve derivadas de uma função de uma só variável independente. Equação Diferencial Parcial (EDP): Envolve derivadas parciais de uma função de mais de uma variável independente.
A ordem da equação diferencial é a ordem da derivada de maior grau que aparece na equação. A solução de uma equação diferencial de ordem n, conterá n constantes. ... Deste modo, o estudo de equações diferenciais é um campo extenso na matemática pura e na matemática aplicada.