Furúnculo é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor.
Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.
Desde que o paciente não estoure ou perfure o furúnculo, ele deve ser cicatrizado naturalmente, sem a necessidade de um tratamento específico. É importante evitar o contato com o pus e, se houver contato, deve-se lavar as mãos imediatamente para impedir nova infecção.
Gaze com abóbora Retirar a casca da abóbora e cozinhar a polpa. Em seguida, ainda morna, colocar esta polpa sobre uma gaze e aplicar no furúnculo durante 20 minutos, 2 vezes ao dia. Este cataplasma de abóbora ajuda a expulsar o núcleo do furúnculo, acelerando a recuperação.
É importante saber ainda que essa bactéria pode ser contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato com o pus ou mesmo com o ar. Algumas condições, como a diabetes, podem ser um fator de risco. A pessoa com furúnculo precisa adotar certos hábitos de higiene para evitar a propagação.
Normalmente desaparece ao fim de alguns dias apenas com a aplicação de compressas de água morna na região para ajudar a retirar o pus. No entanto se o furúnculo não curar em duas semanas, é recomendado consultar o dermatologista para receitar pomadas ou até retirar o pus cirurgicamente, se necessário.
O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar. Pode até acontecer de ele se resolver espontaneamente, mas a depender de sua gravidade, será necessária ajuda médica.