Ainda não se sabe ao certo o que causa os fibromas uterinos, mas pensa-se que está relacionado com fatores genéticos e hormonais, já que os estrogênios e a progesterona promovem o seu desenvolvimento e fatores de crescimento produzidos pelas próprias células musculares promovem o crescimento dos miomas.
Apesar de assustador, o fibroma é um tumor benigno que pode crescer em qualquer lugar onde haja tecido conjuntivo. Muito comum no útero, onde recebe também a denominação de fibromioma, cresce nas paredes musculares desse órgão, no seu interior ou projetando-se para fora.
O tratamento para fibroma ossificante geralmente requer uma excisão cirúrgica para que o cirurgião remova o tumor completamente do tecido. Tumores maiores podem exigir um procedimento mais complexo para reconstrução do osso afetado.
O fibroma é o tumor sólido benigno de ovário mais frequente. Acomete mulheres entre 20 e 65 anos, principalmente entre a 5ª e 6ª décadas de vida. Geralmente são assintomáticos, mas podem se manifestar com distensão abdominal, sintomas urinários, dor abdominal e torção de ovário.
Fibroma ossificante ou osteodisplasia fibrosa é uma lesão rara, que pertence ao grupo das lesões pseudoneoplásicas, quase sempre localizada na tíbia e na fíbula de crianças. Como a displasia fibrosa, ela é caracterizada pela presença de tecido conectivo fibroso trabeculado e de osso não lamelar imaturo.
O fibroma, fibrotecoma e tumor de Brenner são tipos histológicos diferentes de tumores do ovário.
Um fibroma é um crescimento benigno, semelhante a tumor, composto principalmente por tecido fibroso ou conjuntivo. Os tumores semelhantes a tumores, como o fibroma, desenvolvem-se quando o crescimento celular descontrolado ocorre por uma razão desconhecida, ou como resultado de lesão ou irritação local.
Miomas (fibromas ou leiomiomas) são tumores sólidos benignos formados por tecido muscular e fibroso que se desenvolvem no útero. Saiba reconhecer os principais sintomas e quais os tratamentos indicados. O mioma (também conhecido como fibroma ou leiomioma) é um tumor sólido benigno formado por tecido muscular e fibroso.
Um fibroma plantar é um nódulo, ou nó fibroso, embutido na fáscia plantar no arco do pé. A fáscia plantar é uma faixa de tecido que sustenta o músculo e se estende ao longo da parte inferior do pé, do calcanhar até os dedos dos pés.
Os acrocórdons (fibroma mole) podem ser tratados por cauterização química, eletrocoagulação ou através de remoção cirúrgica. Para fibromas moles de maior tamanho, o tratamento é cirúrgico.