Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
Por ser um elemento folclórico, o jogo tradicional assume característica de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade.
Um jogo eletrônico ou jogo eletrónico, também chamado videojogo ou videogame, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, ou seja, aquele que usa tecnologia de computador.
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. ... Através de simbolismos e do incentivo aos nossos sentidos, o jogo proporciona a assimilação do real e o entendimento de novos pontos de vista.
Os Jogos Cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos.
Os jogos tradicionais, transmitidos oralmente desde a Antiguidade eram, como qualquer objeto cultural, um espelho de sua época. Portavam crenças, valores, discursos. Traziam em si a representação da forma tradicional de viver e compreender a existência. São jogos que falam sobre o grande jogo da vida.
Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Resposta:As principais características dos jogos eletrônicos são interatividade e controle onde o jogador decide as próprias ações no game. os jogos eletrônicos têm uma maior interatividade e o jogador pode controlar todas as ações.
Nos jogos digitais, vemos que, a interatividade e a imersividade, são fatores determinantes que, aliados ao conjunto de tecnologias que permeiam os games, foram primordiais para construir as características básicas e fundamentais desse universo em constante evolução.