A menstruação pode trazer desconfortos como inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia. Esses sintomas costumam durar cerca de 24 horas.
Muitas situações contribuem para a regulação desse processo, incluindo os hormônios. Por conta dessa grande chuva hormonal que atinge nosso organismo nessa época do mês, o corpo passa por algumas modificações e, dependendo da quantidade de fluxo, pode causar uma sensação de fraqueza.
Fase lútea: a TPM Isso acontece porque a progesterona ajuda o corpo a produzir cortisol, um hormônio que tende ser mais presente em pessoas estressadas, ou que leva a um quadro de estresse quando suas quantidades são elevadas.
A fadiga e o cansaço são sintomas comuns da TPM e, em algumas mulheres, podem persistir até o final da menstruação. Por isso, se você sente cansaço durante a menstruação, saiba que o quadro é considerado normal e geralmente não representa ameaças à saúde!
Toda a mulher passa por esse momento e a maioria não gosta. Quando o ciclo menstrual começa é uma mudança de hormonal e de humor que mexe psicologicamente com a maioria, umas mais e outras menos. Os sintomas durante o ciclo menstrual variam bastante a mulher pode sentir tonturas, enxaqueca, enjoo, cansaço e muito sono.
Mas você sente sua energia despencar quando está perto de ficar menstruada? Se sim, você pode estar sofrendo de fadiga motivada pela tensão pré-menstrual (TPM). Você não está sozinha. Muitas mulheres sofrem de fadiga extrema antes da chegada da menstruação e a confundem com depressão, preguiça ou isolamento social.
O estresse pode atrasar a menstruação porque ele mexe com a mesma região do cérebro (o eixo hipotálamo-hipófise), onde é produzida uma série de hormônios, entre eles o folículo estimulante (FSH), que tem total influência sobre a sua ovulação e, consequentemente, sobre o seu ciclo.
A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais.