Segundo dados baseados no Censo do IBGE, em algumas carreiras, como Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, elas alcançam quase a totalidade, ultrapassando 90% de participação. Em outras, como Enfermagem e Psicologia, estão com percentuais acima de 80%.
Adequar o atendimento às necessidades e expectativas do indivíduo e de seus familiares; Evitar complicações e internações hospitalares; Aperfeiçoar recursos disponíveis, no que tange à saúde pública, à promoção social e participação comunitária. Estimular a independência e autonomia do indivíduo e de sua família.
No âmbito da assistência à mulher, o profissional de Enfermagem tem atribuições que envolvem todo o ciclo de vida feminino, atuando na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.
Bibliografia Selecionada
A saúde da mulher não é representada apenas pela parte física. Também é necessário cuidar da saúde mental, especialmente diante de problemas psicológicos. Quadros como depressão, ansiedade e estresse têm que ser tratados corretamente para garantir bem-estar no cotidiano.
DISCIPLINA: Saúde da Mulher CÓDIGO: EMI026. Aborda indicadores de morbimortalidade da mulher; as alterações do organismo materno na gestação, parto, puerpério; a assistência de enfermagem na saúde sexual e reprodutiva, climatério e prevenção de doenças ginecológicas, cuidados ao recém-nascido normal.
O cuidado de enfermagem domiciliar constitui um "serviço de acompanhamento, tratamento, recuperação e reabilitação de pacientes, de diferentes faixas etárias, em respostas a sua necessidade e de seus familiares, providenciando efetivo funcionamento do contexto domiciliar"(1:122).
A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado.
Entre os serviços prestados podemos citar as consultas de Enfermagem em ginecologia, com foco na prevenção de câncer de colo uterino e de mamas, bem como na prevenção e na detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no planejamento familiar, na assistência ao climatério e na menopausa.
Os enfermeiros que atuam junto à saúde da mulher devem ser capacitados de forma permanente sobre as reais indicações e necessidades da consulta de enfermagem ginecológica, oferecendo, assim, uma assistência humanizada e integral.