A nutrição é um processo biológico em que os organismos, através da ingestão de alimentos, absorvem nutrientes e substâncias necessárias para seus processos vitais. É também ramo das ciências biológicas que estuda e se aprofunda nesse processo, além de relacioná-lo com o bem-estar ou o desenvolvimento de doenças.
Mas da parte alimentar quem cuida é o nutricionista. É ele que vai poder fazer uma avaliação mais profunda dos hábitos, do comportamento diante da comida, do estilo de vida…e dizer se algo precisa ser melhorado ou se há necessidade do uso de suplementos, junto com o médico.
A Nutrição Celular compreende a interação entre todos os sistemas do corpo visando um equilíbrio nutricional de acordo com a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Cada pessoa possui uma carga genética herdada e expõe seu organismo a determinadas sustâncias, nutrientes e toxinas que fazem parte de seu dia a dia.
A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo. Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.
Em geral, a nutrição está associada com a tomada em alimentos que seu corpo precisa para se manter saudável. Nutrientes básicos incluem: água, minerais, hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Definições mais modernas incluem suplementos e atividade física como parte de manter-se com uma boa nutrição.
Nutrição é a ciência dos alimentos, dos nutrientes, sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde e à doença, e o pro-cesso pelo qual o organismo ingere, dige-re, absorve, transporta, utiliza e elimina as substâncias alimentares (p.
A nutrição celular é uma forma avançada de nutrição que atua especialmente nas células, contribuindo para seu bom funcionamento e auxiliando na proteção contra os danos causados pelo aumento de radicais livres (estresse oxidativo).
O tratamento então, para reequilibrar o organismo, é mudar a alimentação, com roteiros específicos para cada pessoa, mas que incluem principalmente frutas, verduras e legumes, alimentos funcionais, como aveia, linhaça e quinua, e suplementação de vitaminas e minerais.