Entre os parâmetros para a avaliação das situações de vulnerabilidade à saúde do recém-nascido estão incluídos os seguintes: residência da criança em área de risco; baixo peso ao nascer — inferior a 1.500 g —; prematuridade — menos de trinta e oito semanas gestacionais —; asfixia grave ou índice de Apgar menor que sete ...
Assim, poderemos realizar uma avaliação rápida do rN para traçar a conduta a ser feita, ao investigar: respiração; tônus muscular. FC; Cor da pele; tônus muscular; Resposta reflexa.
Envolver o RN com lençol ou campo esterilizado para iniciar a secagem das secreções e aquecimento; Manter a criança em Trendelemburg – facilita desobstrução das vias aéreas; Remover mucosidades e sangue com gaze esterilizada da boca, nariz e olhos; Realizar aspiração de mucosidades da oro e nasofaringe e ...
Qual das seguintes situações é considerada de risco e vulnerabilidade à saúde do recém-nascido? Peso ao nascer entre 2.500 a 3.500g. Idade gestacional entre 37 e 39 semanas. Apgar de 8 no 5º minuto.
Nos resultados, os diagnósticos mais frequentes foram amamentação eficaz, e amamentação ineficaz, risco para infecção e integridade da pele prejudicada. A utilização dos DE´s torna o serviço de enfermagem mais estruturado, favorecendo a autonomia do enfermeiro no cuidado prestado ao recém-nascido.
O exame físico do RN deve ser realizado por seus segmentos e sistemas: o Cabeça: simetria; fontanelas (abauladas, deprimidas ou normotensas); suturas (cavalgamento, diástase); presença de tocotraumatismos (bossa serosanguinolenta, cefalohematoma).
O médico coloca os dedos na parte superior da cabeça do bebé, avaliando assim se as fontanelas estão abertas. Também se consegue avaliar, através da fontanela, a pressão intracraniana. A fontanela é firme e ligeiramente côncava.
Os procedimentos na recepção do recém-nascido são: Manter sala de recepção do RN com temperatura adequada; Colocar o RN sob calor radiante; Posicionar o recém-nascido, mantendo a cabeça em posição neutra ou com leve extensão do pescoço (coxim nos ombros), evitar a hiperextensão ou a flexão exagerada do mesmo; Aspirar ...
Os cuidados prestados ao RN imediatamente após o parto são essenciais para o bebê, favorece a adaptação entre as fases intrauterina e extrauterina. O profissional de saúde envolvido neste processo corresponde ao ser facilitador ou não, possibilitando a aproximação precoce entre eles, ou interferindo negativamente.