Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização. Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.
O termo Tigres Asiáticos foi cunhado nos anos 80 e é usado para denominar o bloco econômico formado por quatro países do sudeste asiático: Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e a região administrativa de Hong Kong.
O termo Tigres Asiáticos se refere a quatro países da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que a partir da década de 1970 alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico. Em razão da agressividade administrativa e da localização desses países, eles receberam tal denominação.
O desenvolvimento industrial desses países foi marcado, principalmente, pela presença das empresas multinacionais e maquiladoras, que são atraídas pelas vantagens (isenção fiscal, menores custos de produção e mão de obra barata) oferecidas e desenvolvem-se a partir de capital estrangeiro.
Malásia, Tailândia e Indonésia são denominados os Novos Tigres Asiáticos. O conceito é utilizado em economia e geopolítica para designar o comportamento do bloco no que tange ao comportamento administrativo e político semelhante ao dos Tigres Asiáticos, formados por Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
Quanto aos Tigres Asiáticos, como Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura, pode-se afirmar, unicamente, que seus processos de industrialização desenvolveram-se com: A) Predomínio de industrias de bens de produção.
Economia. Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. ... Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata.
Objetivo: Integrar os países asiáticos, visando o fim das barreiras alfandegárias e desenvolver novas tecnologias no processo competitivo que toma conta do mundo atual.
Os Novos Tigres Asiáticos integram as economias emergentes da Ásia que apresentam crescimento na elevação de suas riquezas. ... Também chamados de Tigres da Segunda Geração, os novos tigres são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Os dois últimos também costumam ser chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos.