Na área de planejamento racional de fármacos, o bioisosterismo se constitui em uma ferramenta disponível para o químico medicinal que pretende melhorar o perfil de atuação de seus compostos líderes, ou seja, o bioisosterismo compreende a substituição de um fragmento molecular por outro, cujas propriedades físico- ...
Bioisosterismo é um conceito que se refere a substancias ou subunidades estruturais de compostos bioativos que apresentem volumes moleculares, formas, distribuições eletrônicas e propriedades físico-químicas semelhantes, capazes principalmente de apresentarem propriedades biológicas similares.
Isósteros, isosterismo. Erlenmeyer → isósteros: átomos, íons ou moléculas que contêm idênticas camadas periféricas de elétrons…
Substituição isostérica: é a troca de um elemento ou grupamento por outro com configurações estéreas e eletrônicas semelhantes. Os isósteros possuem, em geral, volume molecular, número de átomos ou disposição eletrônica semelhantes.
Hoje, são amplamente aplicados para descrever quantitativamente as relações entre a estrutura química de moléculas e a atividade biológica por elas desempenhadas, visando a identificação de valores ótimos para determinadas propriedades físico-químicas e, por meio deles, fundamentar o planejamento de novas substâncias ...
Definição expandida considera um pró-fármaco como um fármaco ativo, quimicamente transformado em um derivado inativo, que é convertido por um ataque químico ou enzimático ou de ambos no fármaco matriz no organismo, antes ou após alcançar seu local de ação (Figura 1).
Quím Condição de similaridade de propriedades das moléculas ou grupos atômicos com a mesma constituição eletrônica e composições diferentes.
A restrição conformacional pode ser utilizada como abordagem para desenvolver estudos de determinação da relação estrutura - atividade. A fixação de uma ou várias zonas do ligante minimiza o número de conformações da seqüência peptídica e, por conseqüência, limita o grau de liberdade dos ângulos f e y.
Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.