As maiores estruturas que passam pelo túnel são: quatro tendões flexores superficiais dos dedos e quatro tendões flexores profundos, tendão do flexor longo do polegar, e o nervo mediano.
A área média do nervo mediano, nos 37 punhos com síndrome do túnel do carpo foi de 7,7 mm2, nos punhos contralaterais normais foi de 8,4 mm2 e nos punhos controles, de 8,5 mm2.
O que é Nervo mediano discretamente espessado e com sinal elevado em T2, no punho? Pode tratar-se de inflamação deste nervo. Deverá consultar um neurologista para avaliar se há presença de sintomas compatíveis com lesão do nervo mediano e também para identificar possíveis causas relacionadas.
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito, principalmente, pelo exame da mão e do pulso afetados. Um médico pode fazer estudos de condução nervosa para se certificar de que o problema corresponde à síndrome do túnel do carpo, especialmente se estiver sendo levada em consideração uma cirurgia.
A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, podendo causar formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio.
O que fazer para aliviar a síndrome do túnel do carpo? Para aliviar as dores da doença, por indicação médica, é possível fazer uso de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir a inflamação no pulso e aliviar os sintomas.
O síndrome do túnel cárpico geralmente é classificado em três graus: ligeiro, moderado e severo. Os casos de síndrome do túnel cárpico ligeiro apenas cursam com alterações sensitivas nos exames eletrofisiológicos. Na presença de alterações sensitivas e motoras é classificado como síndrome do túnel cárpico moderado.
O critério diagnóstico mais importante para a STC é a medida da área da secção transversa do nervo mediano (ANM)(7), sendo 9 mm2 o ponto de corte com maior acurácia(8).
O tratamento consiste na redução do trabalho manual, uso de um splint de mão no período noturno, injeção local de esteróide, controle do peso, tratamento do diabetes etc.
A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, podendo causar formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio.