Além desses sintomas da síndrome, o uso prolongado de corticoides pode causar também afinamento da pele, gastrite, úlcera, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, osteoporose, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo diabetes.
Os corticoides, também conhecidos como corticosteroides ou cortisona, são remédios sintéticos produzidos em laboratório com base em hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais, que possuem uma potente ação anti-inflamatória.
"Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente sinta falta da cortisona", diz ele. Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose.
Como emagrecer depois do tratamento? As mesmas dicas durante o tratamento devem ser seguidas e continuadas após o uso dos corticoides, visando recuperar o peso anterior ao uso do remédio. Boas dicas são a práticas de atividades aeróbicas, pois geram um gasto calórico alto.
O correto é utilizar o remédio por tempo determinado, como por exemplo, por 7 dias seguidos.
As pesquisas com os corticoides vêm demonstrando que eles reduzem o número de óbito em pacientes muito graves, diminuem o tempo no respirador, encurtam a internação em UTI e no hospital… E ainda podemos estender esses benefícios a pacientes com quadros mais moderados que são encaminhados à terapia intensiva.
"O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado", diz Dr.
A substância ativa do Prelone é a Prednisolona, um medicamento pertencente a classe dos corticoides ou corticosteroides. Esses medicamentos, por agirem dentro da célula, diretamente no DNA, não tem início de ação imediata. Sua ação se inicia cerca de 4 a 6 horas após a dose.
No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.
O corticóide, sempre que usado em doses mais altas e acima do período de 5 dias, deve ser reduzido de maneira gradual, para evitar novos problemas pela suspensão abrupta. Resposta à sua pergunta: o inchaço pode levar até cerca de 30 dias para desaparecer após a última dose.