O Qualis Capes para periódicos é caracterizado e estratificado da seguinte forma: A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; ... C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
O Qualis, Qualis-Periódicos ou Qualis/CAPES, é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo "stricto ...
A parte não classificada entre os estratos A e B e, portanto, sem impacto no Sistema Qualis, ficou distribuída entre os segmentos C e NP (não periódico).
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela "Evento de Classificação" e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
Assim, um bom artigo científico é aquele que, presumivelmente: a) apresenta uma proposta ousada, inovadora, inédita e de grande importância; b) faz uso de metodologias experimentais muito bem aceitas e que comprovadamente podem fornecer evidências contundentes se tal proposta é válida ou não, e; c) se a proposta em ...
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. ... Para achar os critérios de cada área, acesse a Classificação da Produção Intelectual no portal da CAPES.
O que significa ser "Qualis B-4"? ... O "Qualis-Periódicos"[2] é um sistema usado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para classificar qualidade dos artigos e dos periódicos científicos, a partir de artigos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação.
Todavia, para calcular o Novo Qualis é necessário saber o percentil do periódico através da seguinte fórmula: 1 - (rank/total de periódicos da categoria). No exemplo, tem-se 1 - (91/147) = 38% e 1 - (133/217) = 38,7%.
O modelo do Qualis Referência qualifica a produção acadêmica a partir de uma classificação única de cada periódico atribuída por uma área-mãe. ... Nos casos de empate, será considerada área-mãe aquela em que o número de publicações no periódico for mais representativo em relação ao total de produções da área.