O extrato de Harpagophytum procumbens é utilizado há muito tempo para inúmeras condições clínicas, principalmente como anti-inflamatório, analgésico, antirreumático, para o tratamento de dores articulares moderadas e lombalgia baixa aguda.
Pessoas com doenças cardíacas ou hipertensão devem perguntar a seus médicos antes de começar a tomar a garra do diabo.
Note que o tratamento a base da na garra-do-diabo contra a artrose deve durar pelo menos 2 a 3 meses para ser eficaz (geralmente à base de comprimidos de garra-do-diabo, tomados duas vezes por dia, de manhã e à noite). Também é possível curar em alguns dias as dores reumáticas.
Dores de cabeça, zumbidos, perda de apetite e do paladar. Distúrbios gastrointestinais podem ocorrer em pessoas sensíveis, especialmente com o uso de doses elevadas. Em casos raros, pode aparecer um ligeiro efeito laxante ao iniciar o tratamento, o qual pode cessar espontaneamente.
O nome garra do diabo é originado das frutas desta planta rasteira e perene, as quais aparecem cobertas de espinhos em forma de ganchos.
Harpagophytum procumbens – você conhece esta planta medicinal? Seu nome popular, para alguns, causa uma má impressão. Ela é conhecida como garra-do-diabo, pois seu fruto tem forma de garra. A nomenclatura botânica Harpagophytum vem de harpago, que significa gancho, e procumbens, que quer dizer caule.
Além disso, o uso dessa planta medicinal é contraindicado em caso de hipersensibilidade à planta, presença de úlceras estomacais ou duodenal, obstrução das vias biliares e gastrite, além de também não ser recomendado para crianças e mulheres grávidas e lactentes sem orientação médica.
O consumo da garra do diabo é contraindicado para gestantes e lactantes. Pessoas que apresentem úlceras gástricas, desordens intestinais ou litíase vesicular também devem evitar o consumo da planta. E, devido à possível cardioatividade, pacientes hipertensivos devem ter precaução com seu uso.
Harpagophytum procumbens – você conhece esta planta medicinal? Seu nome popular, para alguns, causa uma má impressão. Ela é conhecida como garra-do-diabo, pois seu fruto tem forma de garra.
Também é usada para dificuldades no parto, problemas menstruais, reações alérgicas, perda de apetite e doenças renais e da bexiga. Pode ser aplicada na pele para tratar ferimentos e problemas cutâneos.