Batata-doce ajuda a emagrecer? Entenda os benefícios desse alimento
Fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, a batata ajuda o corpo a manter a estrutura e a força óssea. Além disso, seu consumo regular previne a perda óssea em homens e mulheres. Já o ferro e o zinco contribuem na produção do colágeno, que reforça e dá maior sustentação aos ossos.
Ricas em vitamina C, naturalmente anti-inflamatória, as folhas de batata-doce ajudam a fortalecer a imunidade, assim, o corpo está melhor protegido e menos propenso a ser impactado por doenças e inflamações.
5. Batata: A casca da batata pode ter mais vitamina C do que uma laranja! Além disso, é lá que se concentram as fibras e o potássio, importantes para a digestão e o metabolismo de carboidratos e proteínas. Experimente a casca da batata assada.
Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para saúde e imunidade, devido a sua composição em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio.
Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.
Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.
A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado "do bem".
A Folha de Batata-Doce (Ipomoea batatas) é uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional), que se desenvolve como ramas no solo. As folhas não devem ser comidas cruas, pois apresentam toxicidade. No entanto, depois de cozidas o consumo é totalmente seguro, pois o calor elimina compostos tóxicos.
Por ter um alto teor de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a folha de goiabeira é considerada uma grande aliada para a saúde do coração (uma vez que melhora a circulação sanguínea, controla o índice glicêmico e o colesterol) e também faz bem para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce.