O sistema local é formado por músculos ligados diretamente à vértebra e responsáveis pela estabilidade e controle segmentar. Tais músculos são o multífido lombar (ML), o transverso do abdome (TA) e as fibras posteriores do oblíquo interno (OI).
A estabilidade vertebral é definida como a habilidade de controlar movimento e prevenir movimentos indesejáveis da coluna. Esta estabilidade é realizada pelos músculos profundos, principalmente, os multífidos e transverso do abdômen.
A estabilização segmentar vertebral (ESV) é um método de fortalecimento baseado na conscientização da contração muscular destes músculos específicos. O objetivo desse estudo foi o de descrever os benefícios da ESV na redução da dor e melhora da funcionalidade em pacientes com lombalgia crônica.
Alongamentos cruzados ou para a lombar bem como certos abdominais trabalham os músculos adequados. Também há os de contração e de ponte, por exemplo. Eles ajudam a estimular certos grupamentos musculares, o que faz com que a coluna ganhe a força necessária.
2.3.1 Músculo eretor da espinha Os músculos responsáveis por manter a espinha ereta são: o músculo iliocostal, longuíssimo e espinhal, responsáveis por manter o dorso com as curvaturas adequadas e, portanto, a postura.
Os multífidos são os mais importantes dos músculos transverso espinais. Isso acontece pois têm a capacidade de estabilização intersegmentar para a parte lombar da coluna vertebral em todas as posições. Por exemplo: quando há uma ativação dos multífidos, há uma rigidez aumentada em L4 e L5.
Na coluna vertebral, as forças compressivas provocadas pela ação muscular nas articulações e também a tensão gerada em suas estruturas passivas aumentam a rigidez, propiciando maior estabilidade.
(2012) sugeriram que a co-ativação antecipatória existente entre TrAc/Oblíquo interno e TrAi/oblíquo interno pode agir de forma a estabilizar e controlar a coluna lombar, sendo que a contração TrAc/obliquo interno controlaria o torque rotacional gerado pelo movimento rápido do braço e a subseqüente co-ativação desta ...
A estabilização segmentar é uma técnica de tratamento que trouxe grandes avanços ao campo da Fisioterapia. O foco nos músculos estabilizadores profundos mostrou-se um caminho muito importante na recuperação e melhora das dores com origem na coluna vertebral: lombalgia. lombociatalgia.
Mobilidade em rotação de tronco Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores.