Muitos fatores contribuíram para essa transição, por exemplo, o surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Os burgueses foram contribuindo para o aumento e aceleração da economia mercantil através do surgimento da moeda.
- a talha; - a corvéia; ... A corvéia era a obrigação que o servo tinha de trabalhar de graça alguns dias por semana no manso senhorial, ou seja, no cultivo das terras reservadas ao senhor. As banalidades eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso da destilaria, do forno, do moinho, do celeiro etc.
O feudalismo foi um modelo econômico e social, baseado na terra e na relação de fidelidade entre homens, que durou ao longo de toda a Idade Média. A origem do feudalismo está no final do Império Romano, quando surgiram os colonatos — terras onde os romanos buscavam abrigo e, em troca, trabalhavam para os seus donos.
Capitalismo: Economia baseada na compra e venda de produtos com ampla utilização de moedas. Feudalismo: Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais. Feudalismo: sistema artesanal de produção de mercadorias.
No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local. ... No capitalismo as relações de produção e trabalho possuem características opostas ao feudalismo.
Talha, corveia e banalidades eram obrigações dos servos na época do Feudalismo. Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.
A talha (taille em francês) foi um imposto francês direto, sendo um dos mais importantes entre o período do século XV e a Revolução Francesa. Também foi o imposto mais rentável para a França na época. O nome, talha, faz referência ao entalhe que era feito em uma madeira quando o tributo era cobrado.
O feudalismo foi um tipo de organização política, cultural e social, que predominou na idade média, baseada em relações de servidão, onde o trabalhador rural era servo do proprietário das terras, também chamado de senhor feudal.