O sabor ardente e acre do gengibre vem dos fenóis gingerol e zingerona. Na molécula de zingerona, são encontradas as funções orgânicas a) álcool, éter e éster.
Após análise da estrutura de zingerona e do gingerol, con- clui-se que nela estão presentes, respectivamente, as fun- ções orgânicas éter, fenol, cetona e éter, fenol, cetona e álcool.
Principais funções orgânicasFUNÇÕES OXIGENADASÁlcoolHidroxila ligada à cadeia carbônica. Fórmula geral: R—OHAldeídoCarbonila ligada à extremidade da cadeia carbônica. Fórmula geral:CetonaCarbonila ligada à duas cadeias carbônicas. Fórmula geral:ÉsterRadical éster ligado à duas cadeias carbônicas. Fórmula geral:
As funções orgânicas são os grupos de compostos químicos com propriedades físico-químicas semelhantes por conta de suas estruturas que contêm um grupo funcional em comum. Os grupos funcionais são a sequência de átomos que compõem parte da molécula e são específicos de cada função orgânica.
A testosterona possui função mista (álcool e cetona). Ela é muito importante no organismo masculino, pois promove e mantém a produção de espermatozoides e de características masculinas, tais como barba, músculos e voz grossa.
As funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que possuem propriedades químicas semelhantes em razão da presença do mesmo grupo funcional em sua estrutura. ... Por exemplo, a Química Inorgânica possui as funções inorgâncias, que são os grupos ácidos, bases, sais e óxidos.
Seu caule subterrâneo possui sabor picante, que se deve ao gingerol, cuja fórmula estrutural é apresentada a seguir: Quais funções orgânicas estão presentes na estrutura do gingerol? Éster, aldeído, álcool, ácido carboxílico.
Um exemplo de composto de função mista está representado abaixo; trata-se do aspartame, um adoçante que é 200 vezes mais doce que o açúcar. Veja que em sua fórmula há quatro funções orgânicas destacadas, que são: éster, amina, amida e ácido carboxílico.
Bom, as funções orgânicas presentes nos aminoácidos são: Função Amina: que garante a basicidade da função; Função ácido carboxílico:sua presença proporciona acidez à função, mas são considerados compostos anfóteros, reagindo tanto como bases tanto quando ácidos.
Após análise da estrutura da tiroxina, conclui-se que nela estão presentes grupos funcionais que caracterizam as funções orgânicas fenol, haleto orgânico, éter, amina e ácido carboxílico.