Dessa maneira os pardais, pombas domésticas, rolinhas, canário-da-terra gostam de grãos como alpiste, painço, aveia, quirera de milho, etc. Os sanhaços têm preferência por frutas como mamão, goiaba, banana, laranja, entre outras.
Uma seringa sem agulha serve de apoio para dar comida ao bichinho, de preferência uma papinha própria para filhotes. Talvez ele não abra o bico de primeira, tenha paciência e não desista. Assim que ele perceber que será alimentado, vai se tornar menos medroso e desconfiado.
A rolinha tem expectativa de vida de 12 anos, mas é mencionado casos de que em cativeiro já houve indivíduos que conseguiram viver por 29 anos.
Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas. ... Em outras localidades a superstição é de que ele anuncie a morte de quem o viu.
Assegure um espaço adequado para a rolinha. Escolha uma gaiola retangular com barras próximas o suficiente para que o pássaro não consiga passar sua cabeça por entre elas. Se a gaiola tem um fundo de arame, cubra parte dela com papel ou um tapete porque elas tendem a passar boa parte do tempo no chão.
A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.
Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho.
A incubação dura entre 13 e 14 dias. Reproduz quase o ano todo, mas o pico da sua reprodução acontece em resposta à maior disponibilidade de recursos alimentares. A incubação e a alimentação dos filhotes é compartilhada por ambos os pais.
Esta ave vive em casais ou pequenos bandos andando pelo chão. A rolinha-picui pode medir até 18 centímetros de comprimento, atingindo até 60 gramas de peso. Alimenta-se principalmente de grãos, tendo uma maior concentração populacional próxima a áreas de plantios de grãos.
Não importa se a rolinha é um texto, um livro, uma gentileza, uma palavra certa, um favor oportuno, um presente físico, um elogio ou mesmo uma crítica necessária. O que importa é que algo dessa natureza simboliza e representa a capacidade que temos de ser humanos, em nossa melhor versão.