Os fusos têm essa divisão para padronizar o horário em cada país. Eles foram criados na Conferência de Washington, nos Estados Unidos, em 1884.
O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. ... O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol. Translação da Terra.
A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento.
Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. ... E no sentido Oeste de Greenwich seria atrasado uma hora a cada fuso.
Os fusos horários foram estabelecidos porque, em razão do movimento de rotação da Terra, as várias porções da superfície terrestre são iluminadas de forma diferenciada no decorrer do dia. Para dar uma volta completa em torno de si, o planeta gira 360º e faz isso em um dia, ou seja, em 24 horas.
Em 1884, a Conferência Internacional do Meridiano botou ordem no planeta estabelecendo as regras que usamos hoje: 24 fusos horários, com o horário central baseado em Greenwich (um distrito de Londres).
A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. Essa inclinação faz o astro iluminar um hemisfério por menos tempo durante o outono e o inverno.
O principal astro candidato a ser observado durante o dia é o planeta Vênus (estrela d'Alva). Por seu tamanho, proximidade ao Sol e à Terra, Vênus é o astro mais brilhante que vemos no céu depois do Sol e da Lua,. ... No passado, o Homem pode ver durante muitos dias, uma estrela durante o dia.
O planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. ... Esse movimento é importantíssimo, pois ele determina a sucessão dos dias e das noites. O outro movimento constante da Terra é o de Translação, com uma orbita elíptica da terra ao redor do Sol, e que dura 'um ano'.
A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite. A translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.