Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.
Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. A princípio, o sírio não aceitou o conselho, mas, pressionado pelos servos da sua comitiva, acabou por acatar a instrução do profeta e foi se banhar as sete vezes no rio. Naamã assim o fez e acabou por se curar inteiramente da lepra.
Assim, mesmo escrava, a menina não se revoltou contra Deus. Ela era prisioneira e não podia libertar ninguém, mas conhecia quem poderia libertar as pessoas da dor, da lepra, das doenças. Aquela menina falou com tanta convicção, que a esposa de Naamã convenceu-o a ir até o profeta. E ele voltou curado.
Naamã, o líder militar sírio, tinha lepra. Graças à sugestão de uma serva israelita de sua família, ele procurou o Profeta Eliseu para ser curado. Ao estudar o que aconteceu com ele, os alunos aprenderão o que podemos fazer para mostrar nossa fé no Senhor e aumentar nosso testemunho Dele.
A história de Naamã é contada no livro de 2 Reis 5:1-27. Ele era um grande general do exército da Síria, um homem de muito respeito, pois por ele o SENHOR deu livramento aos sírios, um herói valoroso, porém leproso. A lepra era uma doença incurável e quem era infectado estava condenado à morte.
Naamã era comandante do exército do rei da Síria. O rei e todos os habitantes da Síria o respeitavam muito pelo seu destemor na guerra. Era muito valoroso, porém, leproso. ... Provavelmente ele não tinha contato com sua esposa típico de marido e mulher, não podia afagar seus filhos para não contaminá-los com a lepra.
Naamá é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de Gênesis como a irmã de Tubalcaim e filha de Lameque e de Zilá, fazendo parte da descendência de Caim. Por parte apenas de seu pai, Naamá teve ainda outros dois irmãos: Jabal e Jubal.
Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel. Ele é mencionado em 2 Reis 5 do Tanaque.
Naamã queria ficar limpo da lepra em sua pele, mas o Senhor foi além e purificou também o seu coração. ... Como castigo por seu pecado, Geazi ficou leproso. No mesmo dia em que Naamã foi curado de lepra, Geazi ficou leproso. Na verdade, segundo as palavras do profeta Eliseu a lepra de Naamã se apegou a Geazi (2Rs 5.27).
Eliseu serviu a Elias sendo fiel companheiro e excelente aluno. Tornou-se mais tarde o seu substituto eficiente na liderança. Deus usa o discipulado para treinar pessoas de forma eficaz. Ele nos ensina que devemos aprender com aquele que tem algo a nos ensinar.