Ouça em voz altaPausarComo consequência da Revolução Meiji, temos um governo democrático, a modernização da estrutura econômica do Japão, a partir da abertura dos portos, que anteriormente estavam fechados para o comércio externo, e o desenvolvimento da urbanização, em detrimento do sistema feudal.
Ouça em voz altaPausarA Era Meiji (Regime ou Governo Iluminado) significou a primeira época do Império no Japão e que permaneceu entre os anos de 1868-1912. Foi extremamente importante para o processo de desenvolvimento do Japão, uma vez que o tornou uma das grandes potências mundiais capitalistas.
Ouça em voz altaPausarA chamada Era (ou Período) Meiji ocorreu no Japão entre 18, sucedeu o Período Edo e foi seguida pelo Período Taisho. O nome significa "governo esclarecido" e foi adotado pelo imperador que reinou neste espaço temporal, Mutsuhito Tenno (1852-1912).
Ouça em voz altaPausarEntre as princípais mudanças ocorridas nesse período podemos citar a criação do IENE (moeda japonesa), criação do Banco do Japão, ensino primário obrigatório, centralização do poder, fortalecimento do Estado, criação de ferrovias etc. Em paralelo, foram criadas universidades e um gabinete parlamentar (1885).
Ouça em voz altaPausarIsso, por sua vez, possibilitou reformas econômicas que consistiram na eliminação de entraves e resquícios do modo de produção feudal, na liberação da mão-de-obra, e na assimilação da tecnologia ocidental, preparando o Japão para o capitalismo.
Ouça em voz altaPausarA expansão colonial do Japão deu-se no curto período de cerca de 50 anos, de 18, e é o resultado da busca do país em se equiparar às grandes potências da época, também dedicadas à expansão, militarismo e busca de áreas de comércio para os produtos locais.
Ouça em voz altaPausarBuscando reagir ao processo de dominação, os japoneses permitiram que seus jovens fossem enviados à Europa e os Estados Unidos para estudarem em universidades voltadas para os campos de ciência e tecnologia.
Ouça em voz altaPausarXogum (shogun) significa "Comandante do Exército". Era o título que recebiam os chefes militares, entre os séculos XII e XIX, no Japão. Era também o título dado os proprietários de terra durante o período feudal.