O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital. Engendrado e concretizado em meio a uma forte contração da economia mundial, aquele foi o mais elaborado plano econômico do ciclo desenvolvimentista. ... O II PND mereceu foco especial.
Foi instituído durante o governo do general Ernesto Geisel e tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia.
O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) reforçou o projeto desenvolvimentista do Regime Militar (1964-1985) que no governo do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) foi sintetizado pelo Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo (1970). ...
Fizeram parte do plano grandes obras de infra-estrutura, como a usina hidrelétrica de Itaipu, a Ponte Rio-Niterói e a rodovia Transamazônica. Nos primeiros anos, as metas propostas por Velloso e Simonsen foram atingidas, com crescimento médio de 11,2% ao ano (chegando a 13,9% em 1973), e inflação média abaixo de 19%.
O PAEG, "dentro do seu propósito básico de estabilização, desenvolvimento e reforma democrática", apresentou como objetivos: acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico do país interrompido no biênio 1962-1963; conter progressivamente o processo inflacionário durante 19 objetivando um razoável equilíbrio dos ...
4. Quais foram os limites e as contradições do II PND? ... Até os grandes empresários nacionais do setor de bens de capital, que eram considerados os sócios estratégicos das grandes estatais na implantação do II PND, passaram lentamente à oposição ao governo militar, se tornando uma grande contradição do plano.
O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento possuía foco no fomento à produção de bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, automóveis etc.), já o II PND passou a salientar o incentivo à geração de energia e à produção de insumos básicos (petróleo, alumínio, aço etc.)
Abertura econômica A área econômica do governo Geisel ficou conhecida por meio do II Plano Nacional de Desenvolvimento, elaborador pelo ministro da época, Mário Henrique Simonsen. A ideia era conter a alta da inflação, buscando alternativas para incentivar o crescimento econômico.
Sigla para Plano Nacional do Desenvolvimento, instituída durante a ditadura militar pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici. Seu principal objetivo era preparar a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do Brasil nas décadas seguintes, com ênfase em setores como transportes e telecomunicações.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento tinha como objetivos centrais elevar a renda per capita a mais de mil dólares e fazer com que o produto interno bruto ultrapassasse os cem bilhões de dólares em 1977. ... O objetivo era substituir as importações e, sempre que possível, abrir novas frentes de exportação.