Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: ( )a concepção de democracia com a participação do voto universal. ( )a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
a) Antiguidade clássica foi o termo criado pelos iluministas para se referir ao resgate da cultura medieval. ... ( ) Ao denominarmos apenas a antiguidade greco-romana de "clássica", estamos supervalorizando a cultura dos gregos e romanos e diminuindo a dos demais povos da Terra.
Características das cidades-estados A característica única de uma cidade-estado que a diferencia de outros tipos de governo é sua soberania ou independência. Isso significa que ela tem plenos direitos e poderes para governar a si mesma e a seus cidadãos, sem qualquer interferência de governos externos.
O que é uma cidade-estado: As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia. Essas cidades ficavam dentro da Grécia, mas funcionavam de forma independente, tinham seu próprio regime político e suas leis.
A arquitetura grega é um dos maiores legados culturais deixados pelos povos gregos da Grécia Antiga. Especificamente, foi na península do Peloponeso, próximo das ilhas do mar Egeu, que os arquitetos gregos desenvolveram estilos arquitetônicos que marcaram a história da arquitetura ocidental.
Entre as civilizações orientais de destaque, estão os egípcios, os povos mesopotâmicos, os hebreus, os fenícios, os persas etc. No caso das civilizações clássicas, estamos falando dos gregos e dos romanos.
A antiguidade clássica (também chamada de era clássica, período clássico ou idade clássica) é o período da história cultural entre o século VIII a.C. e o século V d.C. centrado no mar Mediterrâneo, compreendendo as civilizações entrelaçadas da Grécia antiga e da Roma antiga conhecidas como o mundo greco-romano.
A organização social da antiguidade romana variou de acordo com os períodos, que podem ser divididos em três: Monarquia (753 a.C. – 509 a.C.); República (509 a.C. – 27 a. C.); e Império (27 a.C. – 476 d.C.). Dentro da monarquia romana existiam diferentes classes sociais: patrícios, plebeus, clientes e escravizados.
As principais características das polis gregas eram:
A pólis era a cidade-Estado nos períodos arcaico e clássico da Grécia Antiga. As pólis gregas eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica.