Ouça em voz altaPausarAs cadeias carbônicas são constituídas pelas ligações entre os átomos de carbono e hidrogênio, também chamados de hidrocarbonetos. Estruturas de estudo da química orgânica, essas cadeias são complexas também podem incluir outros elementos químicos, formando uma infinidade de compostos orgânicos.
Ouça em voz altaPausarO átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade em formar ligações com outros átomos e dar origem a longas cadeias carbônicas. Tudo se deve à tetravalência do carbono, ele pode se unir formando quatro ligações, sendo que os átomos participantes podem ser de carbono ou de outros elementos.
Ouça em voz altaPausarDevido ao seu baixo raio atômico, o carbono é capaz de formar diversas cadeias carbônicas, possibilitando a criação de diversos compostos, como é o exemplo dos combustíveis derivados de petróleo, formados, em sua maioria, por átomos de carbono e hidrogênio.
Ouça em voz altaPausarCadeias alifáticas, acíclicas ou abertas Uma cadeia aberta, também conhecidas como acíclica ou alifática, possui átomos de carbono que se ligam de modo a deixar as extremidades livres. Não forma ciclos fechados.
Ouça em voz altaPausarNo estudo compostos orgânicos, átomos que não são de carbono nem de hidrogênio e se encontram entre dois ou mais átomos de carbono, isto é, integram a cadeia carbônica, são denominados heteroátomos. Os heteroátomos mais comuns são: nitrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e boro.
Ouça em voz altaPausarNo estudo compostos orgânicos, átomos que não são de carbono nem de hidrogênio e se encontram entre dois ou mais átomos de carbono, isto é, integram a cadeia carbônica, são denominados heteroátomos.
Ouça em voz altaPausarCadeias fechadas As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.
C Carbono/Símbolo
Ouça em voz altaPausarLigações do carbono: O carbono, sendo tetravalente, pode realizar quatro ligações, com quatro outros átomos, ou ligações duplas e triplas, até que se complete a valência. Essas ligações podem ser tipo sigma ou pi.