Bactérias como algumas das espécies de Salmonellas e a Escherichia coli podem ser transmitidas pelas aves através de suas fezes. Ao contaminar o humano, irá causar problemas intestinais e diarreias. Por isso, depois de mexer com sua ave ou na gaiola é importante sempre lavar as mãos!
A pulorose, conhecida também como diarréia branca, é causada pela bactéria Salmonellapullorum. Já que, causa alta taxa de mortalidade é considerada de grande risco. Então, é preciso que você, produtor, fique atento com a enfermidade para não ter prejuízos significativos para a produção.
A psitacose, também conhecida como Ornitose ou Febre dos papagaios, é uma doença altamente infecciosa causada pela bactéria Chlamydia psittaci, que está presente em aves, principalmente papagaios, arara e periquitos, por exemplo.
A principal delas é a clamidiose, também chamada de psitacose. A doença é causada por bactérias da espécie Chlamydophila Psittaci e podem levar o animal à morte e o humanos a desenvolver até pneumonia. No animal, o principal sintoma da infecção pela bactéria é a conjuntivite.
As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.
O tratamento é realizado com o uso de antibiótico recomendado por médico veterinário. Sempre mantenha o ambiente muito bem higienizado, inclusive os comedouros, bebedouros e ninhos, a fim de evitar a ocorrência da enfermidade.
Doença infecciosa aguda causada por clamídias, cursando com febre, prostração, tosse, cefaleia e calafrios, acompanhados de acometimento das vias aéreas superiores ou inferiores. Pacientes acometidos podem apresentar epistaxe e esplenomegalia, e o quadro pulmonar é compatível com o de pneumonia atípica.