R.: Espera-se algo que se aproxime de: a indexação é uma das atividades primordiais para a recuperação da informação. O resultado da indexação, ou seja, os índices de assunto, vão permitir ao usuário saber se a informação que busca existe ou não em um dado acervo. E, assim, ele poderá acessar essa informação.
A importância da indexação de documentos abrange a necessidade de manter os arquivos em um software seguro e de organizá-los de forma automática para que os resultados de busca sejam intuitivos e apresentem os documentos que o usuário realmente quer e precisa consultar.
A indexação deve ser específica. ... A indexação é regida por diretrizes definidas pela missão institucional, pela natureza da coleção tratada, pelas necessidades informacionais dos usuários, pelos produtos e serviços a serem implementados e pelos recursos (materiais, financeiros) disponíveis.
O que determina a qualidade da indexação é o estabelecimento de descritores que representem devidamente os assuntos dos documentos, permitindo sua eficaz recuperação.
Como resultado observou-se que a etapa da indexação a qual se encontram mais dificuldades, segundo os entrevistados, é a tradução. E ainda, pôde-se notar que há uma significativa importância quanto ao uso de técnicas de leitura para facilitar na análise documentária e torná-la mais eficaz. Palavras-chave: Indexação.
Como atividade integrante do tratamento temático da informação documental, a indexação tem por finalidade conhecer o conteúdo de documentos, identificando termos que representem seu assunto, com o objetivo de referenciá-los para uma melhor recuperação da informação em catálogos e sistemas de recuperação da informação.
A indexação é o processo de examinar arquivos, mensagens de email e outro conteúdo em seu computador e catalogar as informações, como as palavras e os metadados. Quando você pesquisa o computador após a indexação, ele analisa um índice dos termos para encontrar resultados mais rapidamente.
A indexação é um processo que alguns periódicos se submetem, neste processo é descrito o conteúdo da revista, assim como é avaliado alguns pontos de editoração e recebimento dos originais. ... Além do conteúdo, também é avaliada a qualidade do corpo editorial da revista e os seus revisores.
Conter, de maneira clara e objetiva, os elementos constituintes da política de indexação do sistema: cobertura de assunto, critérios de seleção e aquisição dos documentos-fonte, nível de exaustividade, nível de especificidade e a escolha da linguagem pelo sistema de informação.
A indexação, ou representação temática, é a ação de descrever e identificar um documento de acordo com o seu assunto.