Da sua ação reformadora podem salientar-se: a reorganização dos conselhos imperiais, a redação de vários códigos; a separação do exército sedentário estabelecido nas fronteiras e do exército móvel do interior com uma função de reserva; a reorganização das divisões administrativas que resultou na multiplicação das ...
Nos primeiros quinze anos do seu reinado, Diocleciano purgou o exército de cristãos, condenou os maniqueistas à morte e fez-se rodear de opositores públicos ao cristianismo. ... No inverno de 302, Galério pressionou Diocleciano para iniciar uma perseguição geral dos cristãos.
Tetrarquia (do grego tetra, por derivação de tétares, "quatro," e árchein, "governar") designa qualquer sistema de governo em que o poder esteja dividido entre quatro indivíduos, denominados "tetrarcas". Usualmente aplica-se à tetrarquia introduzida pelo imperador romano Diocleciano, em 293, e que perdurou até c.
Diocleciano (244-311) foi um imperador romano, governou entre 2. Realizou a mais sangrenta perseguição aos cristãos durante o Império Romano. ... Mais tarde, Diocleciano tornou-se Consul, durante o império de Numeriano (Marcus Aurelius Numerianus), imperador entre 283-284.
Por isso Diocleciano propôs que o Império Romano fosse, primeiramente, dividido em duas partes: a parte oriental e a parte ocidental. Para dividir o poder com ele foi nomeado também imperador, só que da parte ocidental, Maximiano.
Quando Diocleciano tornou-se imperador adotou medidas para tentar frear a crise que agravava a situação do Império. ... Foi nesta ocasião que Constantino, filho de Constâncio, governou Roma, primeiramente dividindo o poder com Licínio, e a partir de 324 sagrando-se Imperador de Roma.
Dentre as suas propostas de governo mais conhecidas está a tetrarquia, ou seja, a divisão do Império Romano em quatro partes, cada uma delas dirigida por um líder político. Essa proposta foi levada a cabo por Diocleciano, que acreditava ser fundamental promover um controle próximo às fronteiras.
No início do século IV o imperador Diocleciano provocou a "grande perseguição" dos cristãos, em uma tentativa de restaurar a unidade do Estado. ... Ele se encontrou em 313 com o imperador do Oriente, Licínio, e dessa reunião resultou o Édito de Milão.
O sistema governativo designado por tetrarquia tinha como principal objetivo a manutenção de um poder imperial forte na altura em que o Império romano se vira dividido em duas partes - Ocidente e Oriente.
Tetrarquia de Herodes é o nome geralmente dado ao sistema de governo que se criou nos domínios de Herodes, o Grande depois de sua morte em 4 a.C. Ele deixou disposto em testamento o que pretendia fosse feito do reino que conquistara e governara com mão de ferro.