A pesquisa é imprescindível para prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a formação da cidadania, com a criatividade e com a descoberta.
A implantação de uma formação docente reflexiva deve partir primeiramente das escolas de formação dos professores, onde o docente conhecerá e se aprofundará na metodologia, tornando-o responsável pela melhoria do ensino e não apenas um mero transmissor de conhecimentos.
Nessa perspectiva, uma prática pedagógica reflexiva conduz a ação docente com uma roupagem nova no seu fazer, pois leva o professor a ser o autor principal de novos meios e caminhos que impulsionam os seus alunos a terem sede de conhecimentos.
Além de ter o objetivo de formar alunos e cidadãos, a escola também é responsável por promover o crescimento profissional dos seus docentes. Isso é muito importante, pois a formação de professores representa um papel estratégico na qualidade da educação.
A pesquisa é essencial à prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador, compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a emancipação política, com a formação da cidadania, com a criatividade, com a descoberta e com a redescoberta.
Garcia (2009), afirma que o professor pesquisador seria aquele professor que busca questões relativas à sua prática com o objetivo de aperfeiçoá-las. ... A pesquisa do professor tem como finalidade o conhecimento da realidade para transformá-la, visando à melhoria de suas práticas pedagógicas e à autonomia do professor.
Constitui uma reflexão orientada para a ação futura, que ajuda a compreender novos problemas e a descobrir novas soluções (SCHON, 1983). Outro importante representante do processo de aprendizagem reflexiva é Mezirow, autor que assumiu grande protagonismo na década de 90 na literatura norte americana.
Um professor reflexivo é um profissional que constrói seus conhecimentos a partir de investigações sobre sua prática, sua metodologias e sua relação com os alunos, atuando de forma inteligente e flexível.
um professor reflexivo tem várias características, quais sejam: é um organizador, tendo o papel de criar e desenvolver recursos para que seus alunos possam trabalhar; é um facilitador, pois facilita o processo de comunicação entre todos os participantes na sala de aula, bem como a compreensão das atividades e textos ...
A concepção de profissional reflexivo já permeava o trabalho de muitos pesquisadores, ao analisar as contribuições de estudiosos como Shön (2000), Perrenoud (2002), Contreras (2002), dentre outros, percebe-se a referência destes a John Dewey, filósofo e psicólogo norte-americano, como sendo um precursor da idéia de ...