O crescimento desigual e desordenado das cidades e a ausência de estrutura para atender às novas demandas configuram a chamada macrocefalia urbana.
Uma das consequências mais evidentes da macrocefalia urbana é a crescente periferização das populações, que não adquirem oportunidades e condições de vida decentes no espaço das cidades, fatores denunciados pela formação de cortiços e favelas.
A relação entre industrialização e urbanização baseia-se no processo de produção do espaço geográfico, sobretudo por meio da modernização técnica das sociedades. ... Nesse sentido, podemos dizer que um desses efeitos foram as transformações relacionadas com o processo de urbanização das sociedades.
- O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. - O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.
Trata-se de alta concentração de atividades e pessoas em espaço limitado. "Os grandes centros urbanos de países periféricos e semiperiféricos são a perfeita manifestação da macrocefalia urbana. ... Podemos citar, por exemplo, o caso do Brasil.
Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão.
Trata-se de alta concentração de atividades e pessoas em espaço limitado. O Brasil tem mais de 5 mil cidades, porém 22 concentram atividades. A macrocefalia urbana se caracteriza pela concentração de atividades e população em espaço limitado.
A macrocefalia urbana ocorre por meio do processo de urbanização nos países subdesenvolvidos e à falta ou ineficiência de planejamento urbano e de controle do poder público.
Urbanização é o processo de mudança dos aspectos rurais de uma região para as características urbanas. Na maioria das vezes, a urbanização está ligada ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Nesse processo, o espaço rural altera-se para urbano e a população migra da área rural para cidade.
A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.