Em geral a perda do reflexo do joelho não diz respeito a uma lesão articular do joelho, e sim de uma lesão de raiz nervosa, como por exemplo, uma hérnia discal. Algumas pessoas apresentam ainda reflexos menos vivos e são apenas parte de um exame normal. procure um neurologista.
Os reflexos tendinosos, também chamados reflexos profundos, músculo-tendinosos, miotáticos, miotáticos fásicos, e reflexos proprioceptivos, são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere.
Reflexos Esse nervo, então, manda um sinal para determinado músculo, desencadeando o reflexo. O mais conhecido é o reflexo patelar, no qual o médico dá uma pancada leve no joelho do paciente com um martelo de borracha.
Os exames de reflexos verificam a integridade do sistema neurológico. Possibilitam a diferenciação entre comprometimento do sistema nervoso central ou periférico. Esses reflexos podem estar normais, aumentados, diminuídos ou ausentes. Devem ser examinados os reflexos superficiais e profundos (HOPPENFELD, 1987).
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias que ajudam a proteger nosso corpo.
A ausência do reflexo patelar ocorre durante a investigação com o martelo e em que a reação desejada não ocorre, ou seja, a pessoa simplesmente não estira a perna apresentando um movimento pouco notório ou mesmo ausência deste.
O uso do martelo se baseia em uma resposta rápida dada pelo organismo. Após um estímulo, os nervos e a medula trabalham, até de forma independente ao cérebro, e oferecem um retorno. Se o movimento não acontece como deveria, há a indicação de algum tipo de problema.
O reflexo mentoniano ou mandibular ou mentual caracteriza-se com o fechamento da boca ao se percutir, com um martelo de reflexos, o mento. Suas fibras aferentes: ramo mandibular do nervo trigêmeo e a eferência também se encontra no ramo mandibular do nervo trigêmeo.
Reflexo tricipital - é obtido percutindo-se o tendão do tríceps logo acima da sua inserção no olécrano da ulna, estando o membro do paciente apoiado de modo que o antebraço fique relaxado (Fig. 11). O resultado normal esperado nesse refle- xo é a extensão do braço.