As atividades da sala de vacinação são realizadas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para manusear, conservar, preparar, administrar, registrar e descartar resíduos resultantes do processo de vacinação.
Faz parte da rotina de uma sala de vacinas as seguintes atividades: limpeza e organização da sala; verificar e anotar a temperatura da rede de frio, verificar prazo de validade dos imunobiológicos; retirar do congelador a quantidade necessária de vacinas e diluentes para o consumo do dia de trabalho e colocá-los em uma ...
- Arejamento e iluminação adequados, evitando a incidência de luz solar direta; - Se possível, entrada e saída independentes. Outra condição importante é manter a sala de vacinação sempre limpa e higienizada e exclusiva para a administração dos imunobiológicos.
- Encaminhar e dar destino adequado aos imunobiológicos inutilizados e ao lixo da sala de vacinação; - Orientar e prestar assistência aos pacientes com segurança, responsabilidade e respeito; - Registrar a assistência prestada nos impressos adequados; - Avaliar, sistematicamente, as atividades desenvolvidas.
A enfermagem exerce um importante papel no tocante às imunizações por monitorar todos os aspectos técnicos e operacionais na sala de vacinas. Além disso, é a equipe de enfermagem que se depara com alguns problemas tanto no âmbito de indicação clínica quanto no de efeitos colaterais.
A sala de vacinação é classificada como área crítica, devendo ser destinada exclusivamente à administração dos imunobiológicos, mas, excepcionalmente, considerando-se os diversos calendários de vacinação existentes, ela pode ser compartilhada com a administração dos imunobiológicos.
As sobras diárias de imunobiológicos ou os imunológicos vencidos da sala de vacinação, compostos por micro-organismos vivos, devem ser submetidas a descaracterização física utilizando autoclaves durante 15 minutos, à temperatura de 127ºC, estufa por 30 minutos a 120° C.
Limpeza Sistemática Uma vez por semana, o chão deve ser lavado e esfregado com água e sabão, passando em seguida a solução desinfetante. Quinzenalmente, deverão também ser limpos com solução desinfetante o teto, as paredes, as janelas, globos, lâmpa- das e portas.