A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.
1. [ Cirurgia ] Separação dos tecidos orgânicos cuja contiguidade pode ser nociva.
1) Diérese : (Dividir, cortar, separar) Separação dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a abordagem de um órgão ou região (cavitária ou superfície), é o rompimento da continuidade dos tecidos.
Para fácil entendimento, sinérese é pronunciar um hiato como se ele fosse um ditongo. ... O fenômeno inverso é chamado de diérese. Em linguística histórica, essas contrações ocorrem depois da perda regular de uma consoante que separava as duas vogais.
Material utilizado para diérese: (1) bisturi, (2) tesoura de Mayo curva, (3) tesoura de Mayo reta, (4) tesoura para fios, (5) tesoura de Metzenbaum e (6) tesoura de Potts.
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.
A anestesia divide-se em três fases: indução anestésica, trans-operatório e recuperação pós-anestésica.
A qualidade do iogurte pode ser comprometida pelo efeito da sinérese, que consiste na liberação espontânea de água acompanhada pela redução do seu volume e é intensificada por mudanças na temperatura, valor de pH, fatores mecânicos e teor de matéria sólida do iogurte.
A diérese consiste na divulsão dos tecidos e permite a exposição dos órgãos estruturas afetadas, utilizando-se bisturis, tesouras e ruginas (Figura 1) A hemostasia visa estancar, temporária ou de- finitivamente, o sangramento dos vasos seccionados durante a diérese, com pinças de Halsted, de Kelly, de Crile, de ...