Não há como negar que a Grécia e a Roma foram grandes influenciadoras no Direito Internacional Público, desde o seu início até o seu fim. Dessa forma é mais didático tratar de suas respectivas características sem dispô-las numa ordem cronológica.
Em consonância com o atual Direito Internacional dos Direitos Humanos, defende-se que o ser humano é sujeito de Direito interno, bem como de Direito internacional, uma vez que titular de personalidade e capacidade jurídica em ambas as esferas.
Santa Sé ou Sé Apostólica deriva do latim Sancta Sedes. É ela quem personifica a Igreja Católica, por isso que é tida como de natureza religiosa. Trata-se da representação máxima da Igreja Católica Apostólica Romana, dela emanando todas as decisões sobre a religião cristã católica.
Direito Internacional é o conjunto de normas que regula as relações externas dos atores que compõem a sociedade internacional. O Direito Internacional Público tem como missão o estabelecimento de uma norma jurídica internacional, ou seja, o respeito à soberania dos Estados, aos indivíduos e às suas peculiaridades.
"Os sujeitos de direito internacional são os Estados e as Organizações Internacionais. Sujeitos de direito são aqueles capazes de ser titulares de direitos e obrigações.
Entretanto, o direito que os Estados têm de formular reservas, os quais podem ser de três maneiras: a) quando o próprio tratado expressamente vedar a aposição de reservas no seu texto; b) quando o tratado determinar que somente determinadas reservas podem ser formuladas, entre as quais não figure a reserva em questão; ...
É sujeito de direito internacional público e tem como chefe de Estado o Papa. É um Estado. O Estado do Vaticano trata-se, na verdade, de um instrumento da Igreja Católica, estando, dessa maneira, a serviço da Santa Sé. ... É sujeito de direito internacional público e tem como chefe de Estado o Papa.