O ferro tem um papel importante na formação do sangue e no transporte de oxigénio através do sangue. Se não há ferro suficiente no corpo, isso pode levar à anemia, a chamada anemia de falta de ferro....Também aumenta o risco de doenças como 30:
A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos. Hemorragia excessiva é a causa mais comum. As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Exames de sangue podem detectar baixos níveis de ferro.
Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.
A diminuição da quantidade de ferro sérico pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como cansaço excessivo, dificuldade de concentração, pele pálida, queda de cabelos, falta de apetite, fraqueza muscular e tonturas, por exemplo.
A presença de uma ferritina> 2 ng / mL em homens ou> 1 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.
3 truques para enriquecer os alimentos com ferro
A ferritina baixa é um sinal de falta de ferro e pode ser grave, dependendo da sua causa. Se for provocada, por exemplo, por um sangramento, é considerada uma condição grave. No entanto, a causa mais comum de ferritina baixa é a anemia por carência de ferro, encontrada em pessoas que se alimentam mal.
A presença de anemia e de ferritina sérica menor que 12 ng/mL praticamente confirma o diagnóstico de anemia ferropênica; entretanto, como a ferritina é uma proteína de fase aguda, seus valores podem estar elevados quando há deficiência de ferro no organismo; por exemplo, pacientes com infecção, inflamação ou câncer ...
Alimentos ricos em ferro
O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.