"Um ritual de Rosh Hashaná é comer a maçã mergulhada no mel, que simboliza o desejo de um ano novo doce", explica Nir. Segundo o chef, há algumas comidas que não podem faltar no jantar de ano novo, como o peixe, geralmente na forma de gelilfe fish, prato típico judaico. "O peixe possui diversas representações.
Shana Tová (em hebraico: שנה טובה) – Saudação tradicional do Rosh Hashaná e significa "bom ano".
Os judeus de todo o mundo celebram o "Rosh Hashaná" que, literalmente, significa "cabeça do ano". Na comemoração do Rosh Hashaná há diversos costumes, com múltiplos significados. Assim, se come maçã com mel para que o novo ano seja bom e doce.
As festas de Rosh Ashana são realizadas em família, com refeições tradicionais que geralmente são acompanhadas de maçã e mel, que simbolizam para que o ano seja doce... nesse encontro, não pode faltar a chalá, o pão judaico que também contribui para que o ano seja doce", conta como deve ser feito.
7 festas judaicas anuais Além de ser o ano novo, o Roch Hashaná também é o dia do julgamento ou o aniversário da terra.
A maçã, considerada um item precioso na Torá, o mel, que representa um ano doce, a chalot, um pão redondo que remete ao ciclo da vida, e o peixe, que simboliza a fertilidade, são alguns dos alimentos que não podem faltar na mesa dos judeus no jantar do dia 24 de setembro.
O feriado começa no pôr do sol que dá início ao décimo dia de Tishrei, o sétimo mês do calendário judaico e continua até o final da tarde seguinte. No calendário gregoriano, o Yom Kippur em 2020 acontecerá entre os dias 27 e 28 de setembro. ... Esse décimo dia é o Yom Kippur, ou Dia do Perdão.
Começam no pôr do sol desta sexta-feira (18) e terminam após o anoitecer de domingo (20) as comemorações do Rosh Hashaná, que marcam o Ano-Novo para o povo judeu. Neste fim de semana, se inicia o ano de 5781 do calendário judaico.