Eles surgem quando há erros genéticos que iniciam o crescimento celular desordenado. Por essa razão, os pólipos podem evoluir para casos de câncer. Eles podem surgir qualquer região do intestino grosso e, geralmente, quanto maior for o pólipo, maiores as chances de desenvolvimento de câncer na região.
A forma mais eficaz de prevenir os pólipos é através da alimentação. Uma alimentação rica em frutas, legumes e grãos, assim como diminuir o consumo de alimentos com alto teor de gordura animal e praticar exercícios físicos regularmente podem ser maneiras de evitar a formação dos pólipos.
Segundo o Dr. Parada, a lesão pode demorar de 5 a 10 anos para virar um tumor. "Quanto maior o pólipo, maior o risco de a lesão tornar-se um câncer" esclarece o médico.
A principal causa do desenvolvimento de pólipo uterino são as alterações hormonais, principalmente do estrógeno e, por isso, as mulheres com distúrbios hormonais como as que apresentam menstruação irregular, sangramento fora do período menstrual ou menstruação prolongada possuem maior risco de desenvolver estes pólipos ...
Pólipo endometrial normalmente não causa dor e a maioria dos casos são assintomáticos. Quando presente, o principal sintoma é o sangramento uterino anormal, geralmente com fluxo mais intenso durante a menstruação e escapes fora do período.
Os pólipos intestinais são geralmente retirados por um procedimento chamado polipectomia, durante a realização de uma colonoscopia, em que uma haste que está presa ao aparelho, puxa o pólipo da parede do intestino, para evitar que se transformem em um câncer.
Muitas vezes, os pólipos intestinais pode ser removidos durante a própria colonoscopia....Outras mudanças no seu estilo de vida também podem ajudar na prevenção:
O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno. Neste caso, o médico precisa verificar o histórico do paciente e estabelecer quando será necessário fazer outro exame", esclarece o médico.
Podem ser classificados em pediculados, sésseis ou planos. Quanto ao tamanho, os pólipos são ditos grandes quando tem mais de 20 mm, pequenos quando medem até 10 mm e dimimutos, com até 5 mm. Quando a origem histológica, podem ser epiteliais e não–epiteliais. Não-epiteliais: Lipoma, tumor estromal e o linfoma.
Sintomas de pólipos uterinos e quando pode ser grave