3. Causas patológicas de baixa estatura
A baixa estatura é definida quando uma criança apresenta a medida de sua estatura abaixo de um determinado limiar em uma curva de crescimento, considerando seu sexo e idade. Na maioria dos casos, a baixa estatura não representa uma doença, mas apenas condições que são variações de normalidade.
Para a maioria das deficiências, existe um tratamento específico, entre eles, a reposição do GH. Mas isso só será definido pelo endocrinologista. Quanto mais cedo o problema da baixa estatura for descoberto e tratado, mais fácil evitar doenças relacionadas.
A baixa estatura é definida como: a) altura abaixo de - 2 desvios padrão (- 2 DP) da média populacional de altura, para gênero e idade, considerando os gráficos de crescimento de referência para a população em questão7 ou b) altura abaixo de - 2 desvios padrão (- 2 DP) da média do alvo parental6.
A Baixa Estatura patológica se subdivide em proporcional e desproporcional. A BE patológica desproporcional inclui o raquitismo e as displasias ósseas, valorizando a importância da avaliação das proporções corporais. A BE patológica proporcional se subdivide em de origem pré-natal e de origem pós-natal.
O cálculo da velocidade de crescimento é efetuado com duas medidas. Não é preciso esperar todo o ano passar, para calcular a velocidade de crescimento. Por exemplo, uma criança que cresceu 2,5 centímetros, em quatro meses, equivale dizer que ela vai crescer 7,5 centímetros ao ano, caso ela se mantenha no mesmo ritmo.
Baixa estatura idiopática (BEI) é definida como estatura > 2 desvios padrões (DP) abaixo da média de acordo com idade, gênero e população, sendo descartadas doenças sistêmicas, endócrinas, nutricionais ou cromossômicas, com peso/ estatura normal ao nascimento.
O tratamento com hormônio do crescimento, também conhecido como GH ou somatotropina, é indicado para meninos e meninas que têm deficiência deste hormônio, o que causa atraso no crescimento.
De acordo com informações de Mauro Scharf, médico pediatra e endocrinologista do hospital Nossa Senhora das Graças, as crianças começam a aplicação geralmente a partir dos quatro anos de idade e seguem por três ou quatro anos, em média, podendo chegar até a oito ou nove anos de tratamento, até o fechamento do ...
Para comprovar a deficiência de GH iniciada na vida adulta, considera-se deficiência grave quando a concentração de GH for < 3 ng/ml no teste de estímulo (insulina, GHRH-arginina ou glucagon)8.