Postulados: · A Matéria era constituída de átomos que seriam uma esfera Maciça, Indivisível, Impenetrável e Indestrutível. · Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, tendo em particular o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas.
O modelo atômico de Thomson é conhecido como "pudim de passas" e enuncia que o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça e que nele se encontram cargas negativas estáticas distribuídas uniformemente, de modo que sua carga elétrica total é nula.
" A matéria é formada por átomos, que são partículas minúsculas, maciças, esféricas e indivisíveis." Esse modelo fazia uma analogia à estrutura de uma bola de bilhar. Todos os átomos seriam assim, diferenciando-se somente pela massa, tamanho e propriedades para formar elementos químicos diferentes.
Como isso não ocorria, pelo átomo ser uma estrutura estável, o cientista dinamarquês Niels Bohr aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford, formulando sua teoria sobre distribuição e movimento dos elétrons.
A teoria atômica de Dalton foi a primeira tentativa completa de descrever toda a matéria em termos de átomos e suas propriedades. ... A terceira parte diz que compostos são combinações de dois ou mais tipos diferentes de átomos. A quarta parte da teoria afirma que uma reação química é um rearranjo de átomos .
A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.
A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o átomo seria eletricamente neutro. ... O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa. Este modelo de átomo, muitas vezes é chamado de modelo de "pudim de ameixas".
O átomo é a unidade básica da matéria, isto é, a menor parcela em que um elemento pode ser dividido sem perder suas propriedades químicas. Os átomos são formados por um núcleo composto por partículas de prótons e nêutrons e por elétrons que orbitam o núcleo, formando a eletrosfera.
A lacuna do modelo atômico de Rutherford, poucos anos depois, em 1913, foi preenchida e aprimorada por Niels Bohr. O novo modelo atômico foi denominado de modelo atômico de Rutherford-Bohr, o qual acrescentou a existência dos níveis de energia ou camadas de energia.
O modelo de Dalton trata o átomo como sendo indivisível, maciço, esférico e isento de cargas enquanto Rutherford propõe que o átomo seja, na verdade, dividido em duas regiões.