A região é de savana, campos alagados e florestas entrecortadas por rios, igarapés e lagos. Os índios exploram todos esses nichos ecológicos, alimentando-se basicamente de peixe, caça, farinha de mandioca (que também é comercializada em troca de outros produtos) e frutas.
Juntos, homens e mulheres, são responsáveis pela produção dos alimentos, das redes, dos bancos, das casas, das canoas, das ferramentas utilizadas no dia a dia, como vasos de cerâmica, cestos, flechas, arcos etc. Vemos assim que o trabalho de cada membro do grupo é fundamental para toda comunidade.
O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Art. 14 – Integram o patrimônio indígena: II – o usufruto exclusivo de todas as riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos existentes nas Terras Indígenas, incluídos os acessórios e os acrescidos e o exercício de caça, pesca, coleta, garimpagem, faiscação e cata."
Os Povos Indígenas do Oiapoque Os Galibi do Oiapoque, os Karipuna, os Palikur e os Galibi-Marworno somam uma população de aproximadamente cinco mil pessoas, distribuídas em 36 aldeias e localidades adjacentes nas Terras Indígenas Uaçá, Galibi e Juminã.
Os Galibi do Oiapoque provêm das aldeias do rio Mana, na Guiana Francesa, Couachi e Grand Village. Seu chefe, o Sr. Geraldo Lod, nasceu na Pointe Isère.
O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.
Eles também nos presentearam com a rede, a canoa e a jangada, entre outros itens. Transformam argila em utensílios e deram origem a muitas palavras do nosso vocabulário, como pipoca, gambá e Sergipe, além de nos ensinar a como retirar da natureza as plantas, que foram transformadas em remédios.
- Grande parte do trabalho está relacionado à pesca, caça, coleta de frutos e agricultura de subsistência. ... - Há um forte componente sagrado, entre muitos povos indígenas, na prática do trabalho.
Os antigos indígenas dividiam as atividades da tribo entre os homens, as mulheres e as crianças. ... As crianças eram treinadas, enquanto os meninos aprendiam a caçar e pescar, as meninas aprendiam os serviços domésticos.