Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. Os psicólogos norte-americanos Paul Ekman e Wallace V.
As emoções fornecem informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores do organismo, e também, sobre as situações-problema onde os indivíduos se encontram envolvidos num determinado contexto.
Segundo o psicólogo norte-americano Paul Ekman as sete emoções universais são: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo. No entanto, Paul Ekman expandiu sua lista de emoções básicas, incluindo uma gama de emoções positivas e negativas dos quais nem todas são codificadas nos músculos faciais.
A função das emoções é, principalmente, contribuir com nossa evolução e amadurecimento, evitando alguns riscos, nos afastamento dos mesmos, e assim como para gerar laços com pessoas, locais e situação que nos trazem sensações boas e agradáveis.
"Nós não somos passivos às informações do mundo e depois reagimos a elas – nós construímos percepções do mundo conforme elas vão sendo arquitetadas como experiências. Nossos sentimentos afetivos são determinantes fundamentais nas experiências que criamos", afirmam os autores do estudo.
Somos aquilo que sentimos. Essa influência ocorre pois através das emoções jogamos em nossa corrente sanguínea elementos químicos que fazem com que nosso corpo acione respostas fisiológicas. Emoções positivas estimulam a produção de uma sustância chamada oxitocina.
Geralmente, as emoções expressam os sentimentos de forma espontânea e nem sempre é possível controlá-las, pois envolve uma série de reações no cérebro....Principais tipos de emoções
As emoções trazem significados e conexões para nossa vida. Elas servem como uma forma de comunicação entre as pessoas. Há seis emoções básicas: as emoções agradáveis (amor e alegria) e as emoções desagradáveis (tristeza, raiva, medo e nojo). ... A raiva permite a proteção e defesa da família e de si mesmo.