A Arte Bizantina
Principal expressão da arte bizantina, os mosaicos eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras coloridas, colocadas sobre cimento fresco em uma parede, compondo um desenho. Eles eram usados para decorar paredes e abóbodas, além de servir de orientação e guia espiritual para os cristãos.
Mosaico Bizantino Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
Os mosaicos ganham destaque especial na arte Bizantina como expressão máxima desse período. Eram confeccionados com pequenos pedaços de pedras e vidros sobre cimento fresco. Os mosaicos ilustravam além das passagens bíblicas, retratos do imperador.
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.
O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano (geralmente, piso ou parede). É uma modalidade de arte decorativa milenar, que nos remete à Antiguidade greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais.
Ao contrário do branco, que significa o intangível, o vermelho é a cor que representa o humano; relacionada portanto à plenitude da vida terrena. Na iconografia Jesus veste uma túnica vermelha pois é o "Filho do Homem" preparado para o sacrifício. ... Portanto, nos ícones essa cor se fez representativa do poder imperial.
Império Bizantino. Baixo relevo Os baixos-relevos é uma forma escultórica muito utilizada na decoração de elementos arquitetônico.
Muito utilizado na arte bizantina, principalmente no período Justiniano, o mosaico, que em geral era feito de pequenas pastilhas de vidro, cobria paredes internas e externas de igrejas e templos. Além de enaltecer a arquitetura, as imagens construídas com o mosaico tinham a intenção de orientar os cristãos.