Outros animais, em sua fase embrionária, são constituídos por três camadas de células, derivadas da ectoderme, da endoderme e da mesoderme. São os chamados triblásticos (ou triploblásticos), como, por exemplo, os vermes, os moluscos, os artrópodes, os equinodermos e os cordados.
Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma. São exemplos: os anelídeos (minhocas, sanguessugas) e os platelmintos (solitárias e tênias). Os animais triblásticos podem ser celomados, acelomados ou pseudocelomados.
Os animais diblásticos são aqueles que apresentam apenas dois, a ectoderma e a endoderma. Já os animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Os cnidários são exemplos de animais diblásticos e os cordados são exemplos de animais triblásticos.
Seu corpo é formado por três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme), portanto, são considerados triblásticos.
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos.
anelídeos Os anelídeos são animais triblásticos, celomados e de simetria bilateral.
São exemplos de seres triblásticos, deuterostômios com óvulos oligolécitos:
Deuterostômios são animais que possuem espinhos na pele como por ex.:estrelas-do-mar, ouriços, lírio-do-mar, etc. Mas sua principal característica é a presença de boca e ânus separados.
Animais formados, na fase embrionária, por somente duas camadas de células são chamados de diblásticos ou diploblásticos. ... Animais, na fase embrionária, compostos por três camadas de células são chamados de triblásticos ou triploblásticos. Exemplos: vermes, artrópodes, moluscos, cordados e equinodermos.