Nenhum exame é necessário para a prescrição do anticoncepcional, exceto se você tiver alguma queixa e se o seu médico achar alguma alteração no exame físico. O Papanicolaou e o ultrassom tranasvaginal não é necessário para o início do anticoncepcional. Converse com o seu médico.
Não há um aumento no risco de engravidar se tomar o anticoncepcional adiantado em algumas horas, geralmente a perda da eficácia do anticoncepcional ocorre quando se toma ele atrasado. Tomar anticoncepcional adiantando, geralmente, não tem problema.
Patrícia, a pílula leva cerca de seis horas para ser totalmente absorvida pelo organismo. Por isso, se houver um episódio de vômito antes desse prazo, há o risco de comprometer a eficácia do medicamento.
A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.
"Não. A mulher, antes de tomar pílula, precisa passar por uma consulta com o ginecologista a fim de saber se ela pode ou não tomar o medicamento".
Não, o anticoncepcional não é detectado no exame de sangue, urina ou fezes. O anticoncepcional é uma medicação que não é possível ser detectada em exames de sangue.
De acordo com a ginecologista Lorena Baldotto, a escolha de tomar o medicamento na parte da manhã, tarde ou noite, não interfere na eficácia do anticoncepcional. O que faz a pílula "perder" o efeito é esquecer algum comprimido ou tomá-los em horários diferentes.
Sim, a pílula deve ser ingerida, preferencialmente, sempre à mesma hora. No entanto, pode haver uma pequena tolerância no horário, de até 12 horas, mas isto não deve se tornar uma rotina. Se houver dificuldade para tomar sempre no mesmo horário, talvez seja mais seguro optar por outro método contraceptivo.
Dessa forma, o uso o anticoncepcional começa a fazer efeito assim que se inicia o uso, porém existe um tempo de segurança para que se diminua o risco de falha, esse tempo é de aproximadamente 30 dias, ou seja utilize por 30 dias um método de barreira associado ao uso de anticoncepcional oral, use preservativo e o ...
5. Tomar chás. Alguns chás como o chá de alcaçuz ou chá de alfafa, quando ingeridos em grandes quantidades podem interferir na absorção do anticoncepcional ou alterar os níveis de hormônios no corpo, diminuindo a eficácia ou cortando o efeito da pílula anticoncepcional.