Segundo as mudanças, esses medicamentos devem ser vendidos apenas com receita médica e uma das vias fica obrigatoriamente retida no estabelecimento – a outra, devidamente carimbada pela farmácia, fica com o paciente como comprovante do atendimento.
8) É importante saber que caso o paciente não possa ir até a farmácia, outra pessoa poderá fazer a compra, levando a receita com as duas vias e um documento de identidade. 9) A receita do médico deve ser seguida integralmente, não podendo ser trocada por outro antibiótico.
- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.
Conforme Nota Técnica da RDC 20/11, expedida no hotsite da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os antobióticos que estão isentos de prescrição, esclarece que a substância sulfato de neomicina e suas associações para uso tópico, não necessitam de retenção da prescrição médica.
Para comprar antibióticos, a partir de agora, só com duas vias da receita médica, onde é preciso constar dados do médico e do paciente, como nome completo, endereço, número de RG.
"Alguns transtornos menores associados ao uso de antibióticos, como diarreias e náuseas, podem ser tratados com prescrição farmacêutica. Queixas e sintomas mais graves e prolongados, sobretudo em gestantes e crianças, devem ser encaminhadas ao médico", afirma o professor.
Não. A foto ou a cópia escaneada da receita elaborada manualmente pelo médico não tem validade para medicamentos controlados.
1 - Pode ser aceita uma receita de antibiótico de outro estado? Sim, a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por dez dias a contar da data da sua emissão, conforme previsto na RDC 20/11 e não requer apresentação à Vigilância Sanitária para visto.
Todas as farmácias de manipulação e distribuidoras que desejam trabalhar – vender ou manipular – medicamentos controlados ou substâncias sujeitas a controle especial, precisam da licença ou Autorização Especial, também conhecida pela sigla AE, emitida pela ANVISA, conforme definido no artigo 2º da Portaria SVS/MS n° ...
Receituário médico branco especial Para remédios de uso controlado, como antibióticos, antirretrovirais, anabolizantes e alguns imunossupressores, é necessário a prescrição em duas vias: uma para o paciente, outra para a farmácia.