"É normal mudarmos de posição brevemente, principalmente por causa da circulação sanguínea local. Se ficamos muito tempo sobre uma articulação, músculos e pele, aquele local tem a circulação reduzida", afirma a profissional. Por outro lado, muitas mudanças durante a noite podem ser resultado de um sono agitado.
Os espasmos noturnos, ou mioclonias, consistem em movimentos breves, rápidos, involuntários e bruscos. Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir.
O sono inquieto pode ter várias causas que geralmente as pessoas não dão atenção durante seu dia a dia. Normalmente, o sono inquieto também está relacionado a síndrome das pernas inquietas, que acontece quando uma pessoa deita na cama para dormir e as pernas querem mover ou têm espasmos.
Se você já acorda cansado, pode ser que tenha um sono de má qualidade. Em alguns momentos, um psicólogo pode ajudar no tratamento de ansiedades e estresse, problemas que causam a dificuldade para dormir. Se esse é o seu caso, marque uma consulta com um profissional bem perto de você.
Tremor fisiológico: tremor que qualquer pessoa pode ter quando está muito cansada, com fadiga, após o exercício físico. Pode ser exacerbado por alguns remédios de uso comum. Exemplo: remédios para gripe, para asma ou bronquite podem dar tremor. Nesse caso o diagnóstico é benigno.
O cachorro tremendo enquanto dorme pode ser uma atitude mais do que normal. Na verdade, ela é até simplória, pois o cão pode estar em um sono tão profundo que seus músculos e nervos começam a trabalhar de forma automática.