· Robinson Crusoé retrata, ilustra e exemplifica o pensamento lockeano, uma vez que o personagem principal se encontra em estado natural e, na contingência de produzir sua sobrevivência, seu trabalho vai expandindo suas posses até ele se sentir dono de toda a ilha.
Robinson Crusoé: Protagonista da obra, é um jovem inglês faminto por aventuras, que acaba naufragando em uma ilha deserta e sobrevivendo sozinho por muito anos lá. Acaba encontrando-se com algumas pessoas, inclusive o indígena Sexta-feira, a quem escraviza. Por fim, consegue sair da ilha e viver uma vida mais estável.
Verdadeiro fenômeno social na Inglaterra e no continente europeu, o romance Robinson Crusoé iria alimentar a crença dos leitores do século XVIII com uma felicidade simples, próxima da natureza e distantes dos artifícios da sociedade urbana.
A história fala-nos de um rapaz que amava o mar e que sonhava ser marinheiro. É graças a esse sonho que Robinson vive a aventura mais extraordinária e louca de toda a sua vida.
Crusoé aprendeu a fabricar açúcar, naturalizou-se português (ou seja, ele pode ter sido, sim, escocês e português ao mesmo tempo, deixando chilenos e angolanos felizes por abrigar a ilha em que morou) e ficado rico no Brasil, de onde partiu em 1656, para a aventura que terminou com o naufrágio na tal ilha.
Resposta: O motivo pelo qual os selvagens habitualmente vinham a ilha Robinson Crusoé era para a realização de rituais de canibalismo; e por isso desembarcavam de tempos em tempos nas praias daquela ilha.
Havia a paliçada com a construção de um abrigo de madeira coberto de folhas que Crusoé havia construído para abrigá-lo das condições ambientais adversas e de ataques dos selvagens. ...
Robinson Crusoé Sexta-feiraXuryCapitão portuguêsO Espanhol Robinson Crusoe/Personagens
Acredita-se que sua maior inspiração tenham sido as aventuras de um marinheiro chamado Alexander Selkirk, que havia passado alguns anos sozinho numa ilha deserta do oceano Pacífico, ao largo da costa do Chile. O livro se passa no século XVII.
Daniel Defoe Robinson Crusoe/Autores