Quando é preciso aspirar antes de injetar? A aspiração é necessária quando o produto injetável é irritante ou muito espesso (o que não é o caso das vacinas) e pode causar prejuízos à saúde se chegar à circulação. Assim, é preciso certeza de que a ponta da agulha não se encontra dentro de um vaso sanguíneo.
Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.
Aspirar o remédio para a seringa esterilizada, com a ajuda de uma agulha também esterilizada; Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa.
Durante a aplicação de vacina via intramuscular (IM), a aspiração no momento da administração do imunobiológico, para verificar se foi atingido vaso sanguíneo, não está mais indicada.
Preparar a seringa com duas unidades a mais de insulina do que o paciente precisa normalmente. No caso da formação de bolhas, pressionar com o polegar e o dedo médio até que sumam. Dar toques de leve na seringa com alguma força para conseguir que as bolhas subam também é uma opção.
A pesquisa observa que injetar a vacina em outras áreas sem atingir o músculo reduz significativamente a presença de anticorpos no sangue e leva a "uma diminuição mais rápida na resposta dos anticorpos".
Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue. Pode-se dizer que sempre haverá algum sangramento. Se os vasos atingidos tem pequeno calibre, o volume extravasado é pequeno.
Acima de 50 mililitros e injetado de uma só vez, se forma uma bolha na veia que caminha pelo sangue ate o coração. Os batimentos desse órgão não são suficientes para empurrar a bolha para a frente e ele realiza um movimento como se a estivesse mastigando.
Como saber se a injeção anticoncepcional foi aplicada corretamente? O anticoncepcional injetável deve ser aplicada intramuscular profunda na região glútea. Quando bem aplicada não apresenta hematomas, eritema ou edema. Um pouco de dor no local e no momento da aplicação é normal.
Como explicar isso para o paciente? Ao fazer uma injeção (seja ela intramuscular ou subcutânea), a agulha atravessa tecidos vascularizados, ou seja, que contém vasos sanguíneos. Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue.