As pessoas podem reter urina porque as contrações do músculo da bexiga estão prejudicadas, a abertura da bexiga está bloqueada (obstrução da saída da bexiga) ou há uma falta de coordenação entre contração e relaxamento do músculo que fecha a abertura da bexiga (esfíncter urinário).
Como é feito o tratamento Para tratar a retenção urinária crônica, o médico pode colocar um cateter ou um stent na bexiga, remover o agente causador da obstrução, receitar antibióticos caso de trate de uma infecção ou remédios que promovem o relaxamento da musculatura lisa da próstata e da uretra.
A retenção urinária é definida como a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente. Sofrer de retenção urinária significa que você pode ser incapaz de iniciar a micção, ou se você é capaz de começar, você não consegue esvaziar completamente a bexiga.
A parte mais baixa da bexiga (o colo da bexiga) é rodeada por um músculo (esfíncter urinário) que permanece contraído para manter fechado o canal que transporta a urina para o exterior do corpo (a uretra), de forma que a urina é retida na bexiga até estar cheia.
Embora a bexiga seja elástica e em tese suporte até mais de 1 litro, a contenção exagerada e repetitiva pode comprometer as fibras que sustentam o órgão. Quando ele perde a capacidade de se contrair direito, abre-se o caminho para a incontinência urinária.
– Beba água em abundância (2 litros no mínimo) e líquidos durante o dia; – Não segure a urina e vá ao banheiro cada vez que sentir vontade; – Mantenha uma boa higiene íntima e, após fazer as suas necessidades, limpe a zona genital sempre de frente para trás (e nunca ao contrário);
Tratar os problemas urinários do seu gato por meio de dieta Alimentos úmidos podem ser úteis, pois contêm uma alta porcentagem de água, incentivando o gato a urinar com mais frequência e aumentar o fluxo urinário.
Um remédio para dor em casos de infecção urinária são as compressas com bolsa de água quente. Isso porque o calor local age como anti-inflamatório. "Portanto, diminui os sintomas irritativos e dolorosos causados pela infecção", diz o urologista Cardoso Pinto.
A ação de reter a urina favorece o aumento da população bacteriana da flora local, o que pode ser causa de infecção. O hábito de reter a urina por muito tempo também pode causar, no longo prazo, distúrbios funcionais da bexiga e, até mesmo, em alguns casos, favorecer o aparecimento de cálculo renal.
De forma sucinta, poderíamos dizer que o controle neurológico da micção se dá por meio de três alças (Fi- gura 3): primeira, denominada alça I, entre o córtex e a ponte, inibitória na maior parte do tempo, que garante relaxamento vesical durante armazenamento de urina e controle voluntário da micção a segunda, ...