O termo Gari surgiu pelo fato dos cariocas solicitarem os serviços de limpeza chamando a Turma do Gary, foi assim que o termo se popularizou e é usado até hoje para identificar esses profissionais de limpeza urbana.
Varredores de rua, chamados comumente garis no Brasil e almeida em Portugal, são pessoas cuja atividade profissional consiste no ato de varrer as vias públicas do espaço urbano. Tal como os lixeiros, são uma das profissões que atuam na manutenção da limpeza das cidades.
O que faz: O gari é responsável pela limpeza pública, desde varrimento de ruas, até a coleta de resíduos, lixo orgânico, lixo reciclável e bota-fora, limpeza das bocas de lobo, campinas e córregos.
Gari ou Garis pode referir-se a: Varredor de rua - pessoa que atua profissionalmente na limpeza das vias públicas.
Gari, pessoa que trabalha recolhendo o lixo. Exemplo de uso da palavra Lixeiro: Ser lixeiro é uma das profissões mais dignas que existe.
Coletor de lixo, comumente chamado no Brasil de lixeiro, é o profissional da limpeza que trabalha na coleta de lixo e no recolhimento do conteúdo das lixeiras, frequentemente auxiliado pela presença de um caminhão de lixo.
O termo correto é coletor, que na verdade integra a categoria dos garis, que inclui os varredores, limpadores de bueiros e rios e ainda aqueles que podam galhos e árvores. para os funcionários que cuidam da limpeza nas ruas.
Por ser uma profissão de movimentação diária, os Garis precisam ser pessoas ágeis, dinâmicas, dedicadas, focadas, resilientes, motivadas e dispostas a oferecer seus serviços à sociedade. Além disso, uma grande força de vontade para trabalhar em prol do bem das pessoas.
1976 A profissão de gari surgiu, no Brasil, no ano de 1976, com o início da operação da primeira empresa responsável por limpar ruas e praias do Rio de Janeiro. Conhecidos por promover a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito por parte da sociedade.